

Nunca em toda minha vida pensei em deixar de comer carne, deixar de carnívora. Sempre gostei de um bom churrasco aos
domingos como boa gaúcha que sou. Porém, numa noite destas na faculdade o professor passou um documentário chamado " A carne é fraca", onde possui a seguinte sinopse:
“Alguma vez você já pensou sobre a
trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste
documentário aquilo que não é divulgado. Saiba dos impactos que esse ato – aparentemente banal – de consumir carne representa para a sua saúde, para os animais e para o Planeta.” – Sinopse feita pelos produtores.
Pois é, o
documentário realmente me chocou. Alguns podem pensar,
ahh mas já sabemos de tudo o que acontece nos
abetedouros e tal e nem assim consigo deixar de comer carne. Inclusive eu falava assim, e já tinha ouvido falar do filme, mas nunca pensei em deixar de comer carne, seja de gado, frango, porco, etc. Mas a partir do momento que tu assiste as cenas fica tudo mais claro quando falamos em abate. Claro que pra muitos isso é normal e nem por isso vão deixar de comer seu
churrasquinho. Mas pra quem realmente ama os animais e quer preservá-los de todo mal é difícil comer suas carnes sabendo que eles foram abatidos de forma cruel. Porque é cruel sim.
Além de mostrar a triste
trajetória destes animais, o
documentário mostra
profissionais de áreas diversas contando o impacto que a indústria da carne causa para o meio ambiente, é muito alarmante. É gasto, por exemplo, pra produzir 1Kg de carne bovina cerca de 15.000 L de água. Nós já não temos tanta água potável no planeta, imaginem... O impacto que causa no meio ambiente é absurdo, para se ter uma
idéia eles contam que a maior causa do
desmantamento nas florestas
amazônicas é a indústria da carne. O
documentário faz pensar até as pessoas que não gostam de animais. É realmente
impactante porque o vídeo mostra as cenas dos animais sendo abatidos. Ainda falam o quanto a carne faz mal à saúde, pois nela contém até antibióticos que são
injetados nos bois ainda vivo. Os produtores de gado gastam toneladas de
cereais para alimentar os animais e assim alimentar a população
consumidora de carne. Enquanto milhares de pessoas passam fome no mundo não tendo condições de comer estes cereais e muito menos a carne.
Forte, forte! Mais forte está sendo o que eu estou fazendo, de verdade, estou deixando aos poucos de comer carne. Pra mim que sempre gostei de uma boa carne é difícil. Mas vou fazer pelo bem dos animais, da minha saúde e do meio ambiente.
Não quero aqui fazer apologia ao
vegetarianismo, esta
postagem é à nível de informação, porque cada um faz o que bem entende de sua vida.
Só quero mostrar que por traz de tudo que é bom e gostoso tem o lado ruim, triste e feio da história! Só cabe a nós decidirmos se tudo isso vai continuar assim.
Paula B.