terça-feira, 15 de junho de 2010

HEMOCROMATOSE

Você já ouviu falar que nossos órgãos podem enferrujar?
Pois é, antes de fazer meu Trabalho de Conclusão de curso também nunca tinha ouvido falar na Hemocromatose, a doença que nos enferruja. Calma aí, não literalmente, apenas uma metáfora!
Tudo começou quando eu fazia o curso de Técnico em Química junto com faculdade de Biologia e, então, eu precisava fazer meu TCC e não tinha ideia do que fazer. Foi quando tive a ideia de pesquisar um elemento químico que fosse prejudicial ao nosso organismo, aliando assim a química e a biologia. Pensei então no elemento ferro, muito comum, não? E de cara já lembrei de muitas anemias que podemos ter com a escassez de ferro em nosso corpo. Porém, achei muito comum escrever sobre anemias em um TCC. Foi quando me deu um estálo, quando o ferro está em excesso no nosso corpo, o que acontece? Fui pesquisar e achei a HEMOCROMATOSE. Sabem o que é? A Hemocromatose é um doença que pode ser genética ou adquirida através de outras doenças, que desencadeia um distúrbio no metabolismo do ferro acarretando numa sobrecarga do metal em vários órgãos do nosso corpo. Viram? É simples! Mais ou menos, tem toda a parte bioquímica do negócio que não cabe aqui explicar. Mas o que é bom falar é que no caso da Hemocromatose hereditária ela é uma doença onde ocorre uma mutação em um gene chamado HFE que "descontrola" todo a regulação do ferro no organismo (existem outros tipos de mutações em outros genes mas não são tão comuns), onde ocorrerá a sobrecarga desse metal. E ainda, ela é a doença genética mais comum em pessoas caucasianas, ou seja pessoas brancas, e esse índice acentua-se em pessoas que tem descendência nórdica ou celta.
a Hemocromatose secundária, ou seja, adquirida através de outra doenças, também é um distúrbio no metabolismo do ferro, que pode ser acarretado por anemias por exemplo. Pois anemias são tratadas com administração de ferro via oral, e esse ferro pode ficar em excesso no nosso corpo e assim, acarretar na sobrecarga de ferro em diversos órgãos, como o fígado.
O tratamento mais comum dessa doença é a flebotomia. A flebotomia consiste na retirada de sangue através de um catéter estéril e bolsa de coleta de sangue que resultará na redução dos estoques corpóreos de ferro. Em alguns casos mais avançados de Hemocromatose é recomendado o transplante de fígado.
Bom, meu TCC valeu muito para mim, essa foi mais uma chance de aprender um assunto novo no mundo da ciência! Ok?
A imagem que eu coloquei é uma biópsia hepática onde o ferro aparece em excesso na cor azul.
Paula B.

2 comentários:

  1. Olá, bom dia. Gostaria de saber pelo seu estudo cientifico, se essa doença pode ter causa por contaminação de ferro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ralf!
    Desculpe a demora na resposta.
    Bom, a Hemocromatose pode ser manifestada qdo alguém da sua família tem essa doença, por hereditariedade, sendo um erro no metabolismo do ferro, ou pode ser causada devido à outra doença, como anemias, que requerem uma alta ingestão de ferro, como seu metabolismo já ñ está respondendo bem ao ferro pode causar um distúrbio no seu metabalismo e assim ser depositado em alto índice nos órgãos, como o fígado, causando a hemocromatose.
    É isso, ñ sei se repsondi oq queria mas estou aqui para ajudar no que estiver ao meu alcance!!

    ResponderExcluir