
Algumas pessoas acham que a função do apêndice é somente DOER! Mas parem por aí pessoas! Esta pequena estrutura foi por muito tempo considerada vestigial e sem função no nosso corpo ao longo de nossa evolução, além de poder causar uma dor insuportável (eu sei porque tive apendicite) quando inflama e por isso precisa ser retirado sem afetar o equilíbrio do organismo. Mas, estudos recentes de cientistas americanos podem pôr estas teorias por água abaixo. Os pesquisadores afirmam que a função do apêndice pode estar relacionada à existência de bactérias que auxiliam no processo digestivo. O pequenino órgão abrigaria estes microorganismos como se fosse uma casa. O apêndice alojaria as bactérias até que elas fossem necessárias para a digestão. Uma outra teoria sobre as funções deste órgão é que, ao examinarem microscopicamente o apêndice, encontraram uma quantidade significativa de tecido linfóide, um tecido que apresenta uma quantidade abundante de linfócitos - tipo de glóbulo branco responsável por defender o corpo contra microorganismos.
Incrível, não! Já pensaram que, daqui a pouco o apêndice vai virar um órgão vital para o funcionamento do nosso organismo e eu não tenho o meu?
Brincadeiras à parte não se pode esquecer que, apesar da pesquisa ser de grande auxilio para conhecer melhor este órgão, o apêndice pode ainda inflamar e causar uma apendicite aguda, podendo levar uma pessoa ao óbito. Portanto, se DOER corram para um médico!
Fonte da postagem: http://educacao.uol.com.br/biologia/apendice-humano.jhtm.
Paula B.