domingo, 14 de fevereiro de 2010

Prevenção no Carnaval




O Carnaval nos remete a um movimento de pessoas que se sentem extremamente livres, descompromissados e super relaxadas. Porém, existem algumas "coisas" que não tiram férias e muito menos pulam Carnaval, as doenças sexualmente transmissíveis, as DST's, e a que impera é a AIDS. Como a maioria das pessoas são super animadas nesta época do ano, o que não faltam são uns beijinhos ali, uns beijinhos aqui e... daí acontece o que era de se esperar! Isso é a coisa mais normal do mundo. O que não pode ser normal é esquecer de se prevenir porque, como diriam algumas pessoas alertas: "Quem não vê cara não vê DOENÇA! É verdade! Hoje em dia não existem grupos restritos que são infectados pelo vírus HIV, todo mundo que não se cuida, está suscetível à contaminação. A preocupação sobre a transmissão da AIDS aumenta nessa época do ano. Alguns foliões de plantão acham que a AIDS dá uma trégua no carnaval e acabam, a maioria das vezes não se prevenindo contra ela (AIDS). É, não se brinca com a saúde. Sei que, no calor daquela emoção muitos esquecem de usar a camisinha, mas o que não pode definitivamente esquecer é da própria saúde. E a AIDS, não brinca em serviço, ela anda à solta, e sem trégua.
A Secretaria da Saúde (SMS) de Porto Alegre está oferecendo um novo serviço neste Carnaval, além da distribuição de camisinhas, um exame laboratorial que em 30 minutos identifica a contaminação pelo vírus HIV. Esta iniciativa da SMS veio em boa hora para os foliões que se preocupam com sua saúde. Uma vez identificada a contaminação, os infectados tem um acesso mais rápido ao tratamento, diminuindo a mortalidade. O teste será disponibilizado em uma estrutura montada no Complexo Cultural Porto Seco, dias 12, 13 e 20, das 19:30 às 3:00 hs. Um dado alarmante da SMS é que, apesar dos homens serem mais infectados pelo vírus do que as mulher, o sexo feminino vem sendo cada vez mais atingido. Assim, como já afirmei antes, a doença deixou de atingir a muito tempo um determinado grupo de pessoas para se tornar universal a todos os grupos.
Eu achei DEZ a iniciativa da SMS! Mas acredito que falta mais iniciativa da população em favor da sua própria saúde. Não custa nada ir fazer o teste ou melhor, usar camisinha e ser feliz! O Carnaval é uma festa tão bonita que é pra ser vivida sim intensamente mas, que pode ser bem melhor aproveitado quando se tem amor próprio.
Paula B.
Fonte deste post: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=122744&p_secao=3&di=2010-02-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário