quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Azulejos à prova de Bactérias


Imaginem, num hospital, é incrível a quantidade de espécies de bactérias existentes, e que são as grandes vilãs, como todos sabem, das infecções hospitalares. Mas, como os nossos pesquisadores de plantão sempre nos dão um ajudinha nas nossas atividades diárias, químicos brasileiros desenvolveram azulejos à prova de bactérias.
O artigo que li, no site Ciência Hoje, traz o projeto sobre azulejos à prova de bactérias, que irão auxiliar na assepsia de azulejos de cozinhas industriais, de hospitais e todos os ambientes que são vulneráveis a estes tipos de microorganismo. Os azulejos anti-bacterianos poderão facilitar a assepsia desses locais, que exigem um ambiente bastante estéril, diminuindo a possibilidade de se adquirir uma infecção. O projeto consiste em um novo método para fixar nanopartículas (olha a nanotecnologia chegando com força) de óxido de titânio e de prata (que têm propriedade bactericida) em azulejos de cerâmica. O autor deste projeto é o químico Thiago Sequinel, da Universidade Estadual Paulista. Foram realizados vários testes, e no final foi comprovado que os azulejos resistem à ação bacteriana, até as peças durarem. Ainda não foi avaliado o custo industrial das peças, mas espera-se que este ano seja concretizado uma parceria com investidores.
É um projeto super inovador, super útil e ainda elaborado por pesquisadores brasileiros.
Eu quero muito este azulejo no meu banheiro!!
Paula B.
O artigo está na íntegra no site: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/02/revestimento-a-toda-prova. E foi escrito por Guilherme de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário