segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vacina Febre Amarela


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre divulgou em seu site uma importante informação que aqui trago a vocês: vacina GRATUITA para a febre amarela!
A SMS divulga que a vacina está disponível em todos os postos de saúde da cidade e é recomendada a TODOS os porto-alegrenses. Esta é uma informação muito importante na medida que populariza a vacina e assim facilita para quem vai viajar para regiões de risco como norte e centro-oeste do país. Cabe agora aos cidadãos de Porto Alegre irem até os postos e solicitar sua vacinação contra a FEBRE AMARELA.
Existem algumas indicações para quem não deve se vacinar, como gestantes e menores de 9 anos. No folder ao lado estão discriminas todos essas indicações!
É importante ainda que se fale um pouco das características dessa doença, vamos lá!
- A Febre Amarela é uma doença viral, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. A infecção pode ocorrer também através de mosquitos que picam macacos e em seguida humanos. O vírus envolvido na transmissão é do tipo arbovírus do gênero Flavivirus, família flaviviridae.
- Este vírus pode ser transmitido aos seres humanos de duas formas:
  1. Pela picada da fêmea do mosquito conhecido por Aedes Aegypti, desde que o inseto esteja contaminado. Esta é conhecida como Febre Amarela urbana.
  2. O segundo tipo de Febre Amarela é a silvestre. Que ocorre através da picada do mosquito do gênero Haemagogus.
- Os sintomas são: febre, dores de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
- O tratamento é apenas controlar os sintomas e requer repouso do paciente com reposição de líquidos e das perdas sanguineas, quando indicado. Em casos mais graves, o paciente deve ser atendido em UTI's. Caso não houver assistência médica, o paciente pode morrer.
- Em Porto Alegre não houve nenhum caso da doença. Porém, como a cidade é vizinha de Guaíba, onde forma registrados dois bugius mortos pela doença, a capital é considerada uma área de vacinação. Essa é uma estratégia da SMS, que pretende formar um cinturão de proteção na cidade de Porto Alegre. A população das regiões da Restinga, Lami, Agronomia, Lomba do Pinheiro e Morro Santana tem prioridade para a vacinação.
Bom é isso, essa é uma informação de saúde pública que deve ser divulgada e repetida muitas vezes. Como diz o velho ditado: "Melhor prevenir do que remediar", ok?
Abraços, Paula B.
Link da SMS com maiores informações: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=796


Nenhum comentário:

Postar um comentário